quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

SISTEMA DE AVALIAÇÃO



Muita gente já deu uma olhada na minha estante virtual do Skoob e se impressionou com a grande quantidade de avaliações de 5 estrelas que faço nas minhas leituras. Essas pessoas se surpreendem mais ainda quando veem que são poucos os livros avaliados em 3 estrelas ou menos. Mas vou explicar aqui direitinho como eu funciono.

Provavelmente todo mundo sabe, mas o próprio Skoob nos dá (ou pelo menos dava, porque não consegui ver agora :/) um termo para rotular a quantidade de estrelas nas avaliações. As rotulações (mais ou menos) são as seguintes: 
✩✩✩✩✩
Ótimo
✩✩✩✩
Muito bom
✩✩✩
Bom
✩✩
Regular

Péssimo

Sou bastante seleto em relação aos livros que leio. É muito difícil - pra falar a verdade, acho que isso nunca aconteceu - eu ir à livraria e sair igual um doido pegando qualquer livro pra comprar e trazer pra casa. Até mesmo em matéria de parceria com autores, já recusei alguns por não achar que seus livros me agradariam e consequentemente ter que dar uma nota baixa a suas obras.

Por mais que isso talvez faça de mim uma pessoa com pouca credibilidade para a recomendação de leituras, já que eu geralmente não avalio escrita, construção de enredo, desenvolvimento de personagens etc, não me sinto mal ou menos importante. Nas minhas resenhas e/ou comentários sobre o que leio, sempre dou uma sinopse e meu parecer em relação à narrativa - o que me agradou, e o que não agradou - considerando o material pronto, e não se o autor poderia ter escrito assim-assim-assado. Portanto, acredito que seja mais fácil alguns leitores se identificarem com meus gostos particulares e assim, orientando-se por meus comentários, se sentirem impelidos a pegar ou não tais livros para ler.

Considero também que quaisquer obras (especialmente as publicadas) têm seu mérito. Então não me sinto no direito de julgar as formas de construção e desenvolvimento de enredo que os autores acham melhor para concretizá-la.

Assim se explica meu sistema de avaliação:
✩✩✩ - (nota mais baixa): quando acredito que o livro seja bom, mas ele não me agradou o suficiente. 
✩✩✩✩ - (nota mediana): quando eu gostei bastante do livro, mas alguma parte dele me incomodou muito ou pouco para que eu desse uma nota maior. 
✩✩✩✩✩ - (nota alta): quando eu gostei muito do livro, mas muito mesmo, e ele me agradou de várias formas.
E a nota extra: ✩✩✩✩✩ - (11 de 10): quando eu gostei tanto do livro, mas tanto, que dá vontade de sair pelado pela rua gritando e obrigando todo mundo a ler ele. É como se fosse minha nota 11 na escala de 1 a 10.
E se o livro não estiver avaliado? Deve ser porque ou eu não terminei de ler, ou porque abandonei. Não significa nota zero!

Foto: produção própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário