segunda-feira, 17 de março de 2014

ESTILHAÇA-ME - Tahereh Mafi (Shatter Me, #1)


Estilhaça-Me é o primeiro volume de uma trilogia que conta a estória de Juliette Ferrars, uma garota de 17 anos que tem certos poderes. Seu toque é letal. A questão é que Juliette não sabe porque é assim. Ninguém sabe.

O que sabem é que, desde pequena, ela sempre foi um fardo a ser carregado pela família - quando bebê, mal podia ser carregada no colo. Era sempre tratada como uma aberração. Na escola, a mesma coisa. Era literalmente isolada de outras crianças para não pôr risco às suas vidas.

Aos 14 anos um terrível acidente aconteceu e Juliette passou a ser, de certa forma, propriedade das autoridades. 
Vários testes, experimentos, exames foram feitos e nunca foi achado o porquê para a condição da garota. Três anos se passaram e é aí que a estória começa. Há 264 dias ela vive presa num sanatório, numa solitária.

Estilhaça-Me se passa num mundo distópico onde animais, plantações e até a comida é escassa, e a camada de ozônio está destruída. À frente deste novo mundo está o Reestabelecimento - que é uma forma de governo criada com a iniciativa de restaurar a paz e salvar o planeta de toda a destruição que a humanidade já causou.

O Reestabelecimento controla o único pedaço de terra habitável que existe - que é uma divisão de 3.333 Setores. Obviamente, os líderes fizeram várias e várias promessas, até agora não cumpriram nada e a opressão à sociedade é constante. Este governo acredita que precisam começar do zero, apagar a História, a língua e criar um novo mundo, inclusive, estão queimando livros, artefatos e tudo que é vestígio do passado da humanidade.

Título: Estilhaça-Me
Autor: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Edição: brochura; 2013
Páginas: 304
Avaliação: 3/5 estrelas.
Juliette, presa nestes 264 dias, não fala com ninguém. Até o momento em que chega um companheiro de cela e põe um fim nesse estilo Avox de ser.
Através deste novo companheiro descobrimos que Warner, o líder do Setor 45, está no comando de uma operação contra rebeldes e fará o possível para que Juliette se junte à sua causa e ele possa usá-la como uma arma contra eles.

Enquanto a garota tenta resistir à pressão do líder psicopata, ela também tem de lidar com o fato de que está apaixonada por Adam e tentar manter o segredo do relacionamento entre eles - já que ele parece ser a única pessoa que pode ajudá-la dentro desta nova espécie de presídio, para onde Warner a levou.

Se não fosse o #instalove


"Allison, lê Estilhaça-Me, pelo amor de Deus. Esse livro é muito bom você vai amar!" é o que todos me diziam. Realmente, eu amei, gostei, adorei, não me arrependi. Mas se você visitar minha estante no skoob, vai perceber que não foi um livro 100%, recebeu só 3 estrelas na classificação final. E isso deve-se a um única razão: o romance.

A personagem principal é uma pessoa maravilhosa, considerando o estado em que se encontra e o passado que a atormenta. Eu sou uma pessoa que gosta de romances. Mas, obviamente, chega uma hora em que o mimimi começa a enjoar. No caso desse livro, quando o Cupido lançou a flecha a melação tomou conta e não sobrou pra ninguém.

Sabe aquele seu amigo(a) que começa a namorar e parece que se vira do avesso e se transforma em alguém que você não conhece? Então. Foi assim que eu enxerguei a Juliette. A única coisa boa é que ela virava o casaco de volta quando devia - coisa que não tornou o romance tão insuportável e constante assim. Aleluia, amém!

Romances à parte, a escrita do livro é maravilhosa, cheia de frases taxadas, metáforas e quotes de tocar o coração. Tahereh Mafi só tem nome difícil, mas a escrita flui maravilhosamente.

Se você tem o interesse de ler, não se deixe intimidar por essa capa chulé. A base distópica é bem interessante e, apesar de não dar muitas informações, o pouco que se extrai desse livro é como um teaser para o que pode vir nos próximos. Espero mesmo que tudo se desenrole até o final do terceiro volume.
Agora que finalmente falei tudo que tinha pra falar sobre esse livro, já posso dizer que me sinto ansioso pra ler os próximos.

E você, já leu Estilhaça-Me? Vamos conversar sobre ele nos comentários abaixo, ou lá no youtube :D

16 comentários:

  1. ahh depois dessa resenha eu quero ler muito esse livro

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler, fiquei curiosa u-u Mesmo que tenha esse romance meio... você sabe, a história da própria personagem me deixou muito curiosa. x
    red-beaniel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pirei com essa serie e muito boa quer te agradecer por ter feito essa resenha o livro e otimo

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKK muito foda a parte que você falou da capa AMEI. Amo seus videos nunca deixo de assistir nenhum (me fazem rir horrores), e confesso que compro vários livros por recomendação sua, ééé posso fazer o que TE ADORO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Séri? Eita! hahah tomara que nenhuma indicação minha te decepcione xD

      Excluir
  5. "Percebi" que você gostou muito do Warner não é? Então, Allison, você realmente precisa ler Destrua-me. Enquanto eu lia só consegui me lembrar sobre você falando da relação dele com a Juliette, achei ele muito melhor que Estilhaça-me. É todo narrado do ponto de vista do Warner, o que melhorou horrores na estória, e a gente ainda fica sabendo de coisas que tipo... UAU mudam completamente nosso ponto de vista. Amei o vídeo, beijos.

    agarotacomoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRECISO ler mesmo. Tô enrolando demais. Mas quero a edição impressa, então talvez eu demore mais um pouquinho :\\

      Excluir
  6. quero muito esse livro. Principalmente porque o ultimo vai ser lançado com a capa original :D

    http://leiturasagaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As primeiras edições terão novas capas também! Fica de olho (:

      Excluir
  7. Allison , acabei toda a triologia , li por sua causa so tenho q te agradecer , eh tão pftoo
    Confesso q até liberta - me eu shippava dms Adam e Juliette , so que a partir de incendeia - me eu percebi cmo o romance dles era beem chatinho e pah , qnd começou o romance de Juliette e Warner eu amei e shippo eles juntos mais q td . PF FAZ UMA RESENHA OU VIDEO DE LIBERTA - ME E INCENDEIA - ME
    Ainda n li os intermedirios , o do ponto de vista de Warner e Adam mas irei ler. Allison vc ja leu incendeia - me ? Que final " bosta " foi aquele ? Tudo bem não foi tão ruim assim , mas deveria ter umas 150 paginas a mais . O que vc achou ?
    bjs , sua fã
    D.l

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shippava Adam e Juliette? Eu hein O.o kkk
      Não li nenhum livro da série depois desse (ainda) :|

      Excluir
    2. Oooiii Allison!! Por favor, leia o resto da série, é ótima!! Eu shippo Warner e Juliette s2 e o Adam ficou um pouco bosta no último livro, correção... muito bosta. O final foi muito rápido, parecia que a Tahereh tava com preguiça de pensar em um final criativo e queria se livrar logo do livro e eu me perguntava se meu livro tava com umas páginas a menos porque não tem agradecimentos... maaaas a série é perfeira e eu to muito ansiosa pra vc arrumar um tempo e ler :)
      Adoro suas resenhas, continue assim! By the way... a capa de incendeia-me tá como as originas, muito melhor do que aquela bosta, mas tenho certeza que vc já sabe kkk. Bjs,
      Bia

      Excluir
  8. Oi Allison. Vi sua crítica primeiro pelo youtube, e sinceramente foi fantástica! Vc disse tudo o que eu pensei daquele livro. E sim, eu sou Team Warner o/ . Quando tiver um pouco mais de tempo vou ver outros vídeos seus e comentar. Mas já virei fã de seu blog. Só li o segundo livro até agora e só posso dizer que você vai ter surpresas. Eu as tive também ^^ Mas gostei muito. Comprei recentemente o terceiro livro, mas só vou ler mais para frente...

    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir