quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

@MOR - Daniel Glattauer

 
@mor (Gut Gegen Nordwind, no original; Contra o Vento do Norte, na tradução livre) conta a história do desenrolar de um relacionamento virtual inusitado: um e-mail enviado por engano, devido a um simples erro ortográfico, vai parar na caixa de entrada de Leo Leike. Emmi Rothner queria apenas cancelar a assinatura de uma revista. Leo a responde contando que ela não é a primeira pessoa a cometer o mesmo erro e enviar e-mails de cancelamento por engano. Emmi, pede desculpas mas, sem querer, acaba adicionando o endereço de Leo a uma lista de destinatários desejando boas festas. Leo mais uma vez responde, e seu uso espirituoso das palavras se torna um grande atrativo para Emmi.

A partir daí, um relacionamento entre esses estranhos se inicia e se estende por meses. Sem nem ao menos conhecerem o som da voz ou a aparência um do outro, segredos são trocados e a paquera e ansiedade por um novo e-mail é presente a todo momento.

Emmi e Leo se veem engajados nesse passatempo virtual, mas chega um ponto em que a curiosidade de ambos os faz querer um encontro. O único problema é: estarão eles prontos para encarar a realidade? E se as expectativas criadas estiverem muito além da realidade desta fantasia em forma de palavras? E como lidar com isso quando a vida real está acontecendo offline?

Título: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
Páginas: 184 páginas
Avaliação: ✩✩✩✩
Gut Gegen Nordwind é escrito pelo austríaco Daniel Glattauer. É o primeiro livro do autor publicado aqui no Brasil. A editora responsável pela publicação pegou o embalo da edição norte-americana e deu um título e capa que, além de muito mais atraentes, remetem mais ao conteúdo como um todo do que o de sua edição original.

Sabe aqueles romances YA simples e bonitinhos que prendem qualquer leitor até o final da leitura? Pois é, é quase isso. Só que o romance de Glattauer não é YA e sim um romance adulto.

@mor é um livro que prende qualquer um. A narração toda acontece por meio dos emails trocados entre Emmi e Leo. Os discursos inteligentes são interessantes e viciantes do começo ao fim. Daniel escreveu tudo com uma naturalidade que me pergunto se ele se inspirou em experiências pessoais.

Minha nota para essse livro foi 4 de 5 estrelas, pelo simples fato de haver um momento em que desejei desesperadamente que a narração saísse dos e-mails e passasse a ser descritiva - foi questão de necessidade. Ah, e Emmi também me irritou um pouco, por às vezes ser bastante contraditória.

Mas, de modo geral, sim, eu adorei o livro! Acredito que este seja do tipo que exige que cada leitor o experimente para tirar próprias conclusões. É uma experiência bastante única.

Este é primeiro de uma duologia. Li este primeiro em agosto, e é eu sei que enrolei, e ainda nem li a continuação que se chama Emmi & Leo: A Sétima Onda (no alemão, Alle Sieben Wellen; no inglês, Every Seventh Wave). Estou ansioso pra saber o que acontece depois daquele cliffhanger básico.

Beijos pra Renata que me presenteou com essa maravilha ♥

6 comentários:

  1. Oi Allison!
    Nunca li esse livro, mas já o tinha visto no skoob. Parece ser bem interessante e também diferente dos outros livros. Aguardo uma oportunidade para lê-lo!
    Beijos, Bianca.
    http://enlear.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Indiquei o seu Blog a esta Tag:
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/2014/01/tag-7-fatos-sobre-mim.html
    Espero que goste!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Li! É meu favorito. Acredita que quando eu terminei de lê-lo a continuação ainda não tinha sido lançada aqui no Brasil? Quase enlouqueci! não sei como você aguenta.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir