quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CIDADE DOS OSSOS (Os Instrumentos Mortais, #1) - Cassandra Clare


O cenário de Cidade dos Ossos é Nova Iorque, EUA. Clary Fray, uma garota de 15 anos, mora com sua mãe e leva uma vida um tanto normal. Até o dia em que ela e seu amigo Simon estão numa boate muito badalada e ela presencia um assassinato.

Chocada com o acontecimento, Clary tenta avisar a segurança do lugar mas, por incrível que pareça, só ela foi capaz de ver o ato criminal. Simon parece não enxergar os assassinos - três adolescentes estranhos e cheios de tatuagem - e não restou sangue ou corpo como prova. Cheia de frustração ela percebe que há algo de errado. Estaria ficando louca, imaginando pessoas e assassinatos?

Título: Cidade dos Ossos
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Páginas: 459
Minha avaliação: ✩✩✩✩✩
No dia seguinte, Clary encontra um dos garotos do trio de assassinos e o confronta: por que ela é a única que pôde vê-los? Jace, o garoto louro, forte e tremendamente irritante, é um Caçador de Sombras. Shadowhunters são invisíveis aos olhos de mundanos - mortais comuns - e têm a missão de proteger o mundo de demônios e outras criaturas à solta. Mas mundanos não têm o poder d'A Visão, de enxergar esse outro mundo de guerreiros e criaturas sobrenaturais que existe escondido dentro do que conhecemos.

A questão é: O que aconteceu para que, de uma hora para outra, Clary fosse capaz de enxergá-los? E por que Jace diz a ela que ela é perigosa? Que segredos escondem a sua mãe, que nunca fala sobre seu passado - alegando que sua vida só começou depois que Clary veio ao mundo? 

Minha história com a série Os Instrumentos Mortais se arrasta há um tempinho. Quando o livro chegou ao Brasil, a editora Galera Record fez vários eventos de lançamento pra divulgação dele, em 2011 ou 2010 (não lembro exatamente). Obviamente, como era/sou um ávido visitante e frequentador dos eventos na Saraiva, fui lá participar. Achei que o livro tinha uma premissa muito boa e até que me interessei um bocado, mas não o suficiente pra correr pro caixa e comprar meu exemplar - ou emprestar de algum amigo.

Não muito tempo depois, a editora lançou o segundo volume da série e eu participei novamente do encontro de fãs (e continuava sendo poser). A fanbase na minha cidade já tinha crescido e eu continuava de fora. Sempre perguntava como era a historia e se valia mesmo a pena. Algumas pessoas diziam que era mil maravilhas e outras diziam ser um pouco chatinho, e nisso eu protelava a decisão de comprar ou não meu próprio exemplar.

Daí eu descobri que em breve estrearia um filme adaptado desse primeiro livro e coloquei na cabeça que eu teria que ler para não pagar de poser também na fila do cinema. Por alguns meses procurei, e nada de achar o tal livro de capa brilhosa com um cara meio que pelado na capa. Até que, num belo dia, quando desisti ele apareceu na minha frente e PUF! acabei comprando, claro.

Foto: © The Black Arts
Posso dizer que isso foi a mesma coisa que fizeram comigo em relação ao livro A Hospedeira de Stephenie Meyer: o livro é muito bom e me deixei levar pelos "comentários mais ou menos" sobre ele. Me arrependo amargamente de não tê-lo pegado pra ler antes. Mas tudo bem, agora já estou por dentro do mundo dos shadowhunters [palmas].

Cidade dos Ossos é do tipo que tem seu próprio mundo sobrenatural mas nem por isso deixou de inserir criaturas que já são conhecidas. Toda a base criada nesse livro é envolvente e interessante de ler.

No entanto, apesar de ter amado as cenas de ação, luta, demônios etc, o que mais me interessou e me deixou ligadão foi o relacionamento das personagens. Achei bem maravilhosinho o modo como Cassandra Clare costurou todo o enredo, fazendo com que cada uma das personagens tivesse uma ligação. Ao ler, me vi desesperado para tentar ligar todas as pontas soltas e entender qual o propósito de cada um.

A narrativa as vezes pode se tornar um tanto lenta, pois é bastante descritiva em certos pontos, mas deve-se levar em conta que é o primeiro volume de uma série de 6 livros - ou seja, introduções são necessárias. De modo geral, a leitura super valeu as 5 estrelinhas.
 

37 comentários:

  1. Novamente não pude ver o vídeo por motivos de estar no trabalho. Falando nisso, eu deveria estar trabalhando e não por aqui, mas né.

    Então, eu adquiri Cidade dos Ossos da mesma forma que Jogos Vorazes. Ele saiu, fez sucesso com os blogs famosinhos, eu comprei. Até hoje eu não entendo muito bem minha relação com a série, sabe? Eu tive alguns momentos em que fui fã dos livros, mas nunca fangirl, e tive/tenho momentos em que achava eles fracos. Acho que TMI tá mais pra mim como algo que eu li e ponto final. Creio que esteja mais empolgada pelo filme, do que pelos livros em si. Ou vai ver isso é reflexo de conviver com três pessoas que só sabem falar de TMI, TID e todo e qualquer livro que a Cassandra já tenha escrito ou vá escrever. aiai

    Att.,
    Eduarda Henker
    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria estar trabalhando mesmo! U__U Iuahsiuahsiuahs Fico emocionado sabendo que você comenta aqui durante o trabalho. Muito obrigado! xD

      Comigo foi como eu disse, eu escutava coisas boas e ruins e nunca me decidia se leria ou não. Quando o filme saiu eu decidi e não fiquei mais perguntando de ninguém como era pra poder ter minha própria opinião sobre o livro.

      Acho que você vai gostar mais do filme. Eu gostei e não gostei. Daria 4/5 estrelas mas meus motivos são banais. Enfim. Eu achei muito mais visual, interessante e corrido que o livro. Mais ação e menos enrolação, porque no livro tem toda a coisa da descrição de cenários enquanto no filme não. Ficou muito bom! Espero que você goste.

      Talvez seja por causa dessas pessoas ao teu redor falando incessantemente sobre a série que não te faz curtir muito, ou sei lá... Às vezes isso acontece. Eu nunca tive pessoas assim. Não era frequentemente que eu encontrava o 'fandom' da minha cidade; e quando os encontrava eu brisava muito na conversa. KKKK

      Excluir
    2. "Acho que você vai gostar mais do filme. Eu gostei e não gostei. Daria 4/5 estrelas mas meus motivos são banais. Enfim. Eu achei muito mais visual, interessante e corrido que o livro. Mais ação e menos enrolação, porque no livro tem toda a coisa da descrição de cenários enquanto no filme não."
      Acho que foi por essa razão que tive a impressão de o filme ter durado 30min, pra mim foi muito rápido mesmo. No livro, parecia demorar horas só na narrativa lenta e descritiva, realmente espero que os próximos sejam melhores.

      Excluir
    3. Realmente, parece que o filme teve só 30 minutos. HAHAHAH No livro demora muito mais. Por isso que gostei disso no filme!

      Excluir
    4. Então, eu já li os três primeiros livros. The big spoiler do livro três, eu já saquei no um. O fato, também, de ter sido criado pra ser uma trilogia que ela acabou estendendo me irritou bastante. Pra mim o ciclo termina no terceiro livro, embora as meninas insistam que existe muito enredo pros próximos livros. Terminei o terceiro e me dei por satisfeita, acredito de verdade que TMI tenha acabado pra mim em quesito livros. Mas estou pensando em ler TID, apesar de todas as restrições que eu tenho sobre a Cassandra. E essa falação sobre TMI e a Cassandra ao meu redor começou só há uns 6 meses, acho, então não tem muita relação com meu desamor para com a série. Mas sobre o filme, siiim, tenho certeza que vou curtir! :)

      Att.,
      Eduarda Henker
      http://www.blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. O livro parece ótimo, mas eu sempre fico com o pé atrás quando a galera cria um enorme murmurio falando que o livro é mega bom e tal. Mas ando pensando em lê-lo. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente pegá-lo pra ler quando não estiver em alta e leia sem expectativas. Comigo sempre funciona! :D

      Excluir
  3. HAUAHUAHA que bom que você gostou. Tenho uma relação de ódio intensa com esse livro por motivos de ter comprado antes de saber dele mais profundamente. Odiei de cara: a escrita, o ''casal'' protagonista (Jace e Clary arghhh) só curti o Simon mesmo mas não da pra levar um livro arrastado desse jeito. O plot deles serem irmãos (eu li spoiler por ai) até é meio legal mas arghhh odeio esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAaaaaaaaaaaaaaaahhh, uma pena você não gostar :|

      Excluir
  4. Oi, amei a resenha e amo seus videos. Parabéns pelos 2!^.^ rs
    E eu tenho uma relação amor e ódio com essa saga pelo casal protagonista. Eles me irritam um pouco tbm. Por causa disso sempre me arrasto lendo. Mas o que falar? Essa saga é incrível, sou fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Rajhanah x)
      Eu já gostei muito nesse primeiro. Daí ficam me dizendo que os outros são melhores e fico apreensivo imaginando o que vai ter. Ainda estou no estágio poser. hahahah

      Excluir
  5. KKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Ri muito com isso!!!
    Nossa Allison,
    Pra começar, vou mandar a Lua ver teu vídeo imediatamente!
    .
    .
    .
    Mandei!
    Cara, nunca conheci alguém que não ache a Clary tonta! Eu gosto do Jace... todo aquele narcisismo e autossuficiência foi colocado no livro, como você mesmo disse, como uma causa de uma infância traumática. Mas não se tem uma resposta do porquê a Clary é uma tonta!!! Uma parva!!! Idiota!!! Besta!!!

    Eu gosto do Simon, mas não tanto... Meu amor mor é pelo MAGNUS BANE! Não pelo MALEC... É só pelo Magnus mesmo!

    Você vai ver a evolução dele e como ela vai ganhar espaço na estória... E ele aparece em todas as séries da saga Shadowhunters!

    O final é fantástico! Há toda a reviravolta e toda a quebra de um modelo pré-concebido do que é um YA.

    Espero que você não se decepcione apartir do 4º livro como eu fiquei! Era para ser uma trilogia e o 3º livro termina perfeito! E aí tudo desmorona, ela escreve uma continuação que para mim foi o pior livro da série e é por isso que ainda não tive coragem de ler o 5º...

    Bem é isso,
    Beijos, May.

    http://silenciocontagiante.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua praticamente me esculhambou por causa do Jace. KKKKKKk culpa tua!
      Clary é decepcionante nesse livro, mas okay.
      Magnus apareceu pouquíssimo mas já gosto muito dele porque ele salvou o Alec <3 HAHAHA
      Eu amei o final justamente por não ter sido clichê. Mas ainda assim quero uma explicação pra tudo.
      Eu ouvi coisas boas sobre CoFA... Bom, só vou saber quando ler.

      Beijos :**

      Excluir
  6. eu comprei também por causa do filme
    Tô louca pra que chegue logo, amei sua resenha, como sempre muito divertida mas eu vou assistir o vídeo depois de ler meu livro.
    bjuu
    http://entreversoseparagrafos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Néury!!!
      Espero que você goste bastante do livro!! ^^

      Excluir
  7. O livro é fantástico. Um dos melhores que eu já li. Li em aproximadamente uma semana devido aos meus trabalhos escolares e provas. Às vezes eu chegava cansado e com muita dor de cabeça mas não conseguia me concentrar até ler o livro hahah, fiquei viciado por ele. Já o filme, eu não gostei muito. Eu tenho essa péssima mania de achar que estou indo ver o livro! Eu juro que quase soquei uma garota que estava do meu lado, que disse que o filme era uma cópia de Crepúsculo. WTF? Ela disse isso apenas pela cena dos vampiros no filme.
    Acho que a minha cena predileta no filme tenha sido a do beijo na estufa. Foi uma das mais fieis ao livro. E, eu gosto da Clary e do Jace! Mas, acho a Clary uma RETARDADA algumas vezes. Você já começou a ler Cidade das Cinzas?
    Caso não, NÃO leia isto: "SPOILER simon e clary se beijam SPOILER"

    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas que dizem "Cópia de Crepúsculo" não merecem credibilidade em nada por não saberem diferenciar as duas sagas.
      Ainda não li Cidade das Cinzas. E nem adiantou, li seu spoiler assim mesmo. #lastimoso.

      Excluir
  8. Omg, eu já estou no 4 livro eu adorei essa série a melhor de todas, já em comparação a os livros se vcs já gostaram do Cidade dos Ossos vão amar os outros eu amei Cidade De Vidro e o melhor já começa com tudo.
    Já o filme e perfeito e pefeito o melhor filme de toda as sagas de filme adaptados. Vcs vao me Odiar mas pra um primeiro filme se sai melhor que HP1,Jogos Vorazes,Crepúsculo e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o filme, eu achei uma adaptação muito bom! Adoro tanto o livro quanto o filme.
      Ainda não superei o primeiro livro pra continuar lendo, mas logo logo continuarei. akushiaush

      Excluir
    2. Melhor começar a ler logo, tá de parabens com o blog.

      Excluir
    3. Obrigado, Caio! :D
      Vou começar assim que der. Hahahha x)

      Excluir
  9. Eu acabei de ler esse livro e estou louca para começar a ler Cidade das Cinzas. Eu super recomendo e concordo com tudo que você escreveu. O livro é muito viciante, não dá vontade de parar de ler e são muitas surpresas e emoções à cada capítulo. Ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Caroline!! É viciante mesmo!
      Eu tbm tô ansioso pra ler Cidade das Cinzas, mas não sei se me sinto preparado. Dá pra entender? kkk Tô enrolando com medo do que pode vir, mas quero muito ler. HAHA

      Excluir
  10. Então...
    Vou começar confessando que há quatro dias atrás eu não passava de uma Poser ao que diz respeito ao TMI, mas, graças a um sábado solitário e uma locadora perto da minha casa, eu acabei me apaixonando pelo filme.
    Próximo passo: correr para a livraria mais próxima.
    Infelizmente, fazendo jus ao meu status de pobre, eu tinha prioridade em comprar outros livros primeiro o que me fez ser obrigada escolher entre Cidade do Ossos e Cidade das Cinzas (foi triste largar um deles, mas eu sorri e fingi que estava tudo ok).
    É óbvio que minha curiosidade falou (nesse caso gritou e fez um alvoroço) mais alto e eu trouxe a Cidade das Cinzas (tenho que concordar com você: pra que tanta cidade?!).
    Entre rápidas fugidas do trabalho (como agora) e desatentas aulas da faculdade, eu finalmente terminei o livro!
    Posso dizer que de primeira, assistindo o filme, amei (de paixão) o Simon. O humor negro dele e o fato de (muitas vezes) eu me ver refletida nele fez com que ele se tornasse um dos meus personagens favoritos!
    Alec e Isabelle também conquistaram meu coração, não negam ser irmãos: perfeitos!
    Luke, apesar de ser colocado sempre como personagem (em minha opinião) secundário, fez com que eu visse nele um interesse latente. Resumindo: em meu ponto de vista ele deveria ter mais destaque, pois seu personagem é fenomenal!
    Valentim, no caso, é uma chatice ambulante, assim como a filha dele. Não simpatizei com Clary porque guardo a mesma certeza que ela não passa de uma tapada, uma completa idiota que deveria aprofundar seus poderes e construir um caráter digno de uma Caçadora de Sombras ao invés de ficar atraindo a atenção e a piedade de todos à sua volta.
    Uma personagem que eu me decepcionei muito foi a Maia. Achei que ela seria o tipo de personagem forte e sarcástica, capaz de fazer qualquer um tremer da cabeça ao pés, mas, mais uma vez, me vi em frente ao reflexo de Clary, porém na forma de Lobo (decepção profunda!).
    Magnus, como sempre, foi o ponto alto do livro!
    Enquanto Jace, bom (baseada na interpretação do filme) acho que no segundo livro ele deixou muito a desejar com sua postura sarcástica e coberta de um ego gigante. Digamos que acredito que ele "amoleceu" por culpa da Clary (o que me deixou com muita mais raiva dela). Quanto ao fato de eles serem irmãos (o que, devemos concordar, é nojento) ainda assim me vi o livro todo dando o maior apoio para o Jace, que me pareceu muito mais apaixonado pela Clary do que por ele mesmo neste segundo livro. Então, devo acrescentar um ponto para o Jace!
    Enquanto lia o fim do livro, ficou mais do que claro para mim, apesar de não ter lido spoilers dos outros livros, que o Jace, na verdade não era filho de Valentim, e que a Imogen tinha algo a ver com isso. Em minha opinião ele era o neto dela que ela achara que havia morrido junto com a nora.
    Em suma, eu adorei o livro (exceto a parte em que a Clary era o centro de tudo) e estou ansiosa para comprar os demais.
    Um beijo grande, parabéns pelo blog e pelo vídeo e, saiba, que ganhou uma fã.
    Um forte abraço ;)

    ResponderExcluir
  11. EPA. Parei de ler quando chegou em "Maia". Não conheço, ainda não li Cidade das Cinzas :(
    Mas sim, concordo sobre a Clary (pelo menos em relação a Cidade dos Ossos) kk
    Muito obrigado <3

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    estou lendo Cidade dos Ossos, mas com uma certa insegurança com relação a essa série, pois não sei se ela é assim tão boa, mas como estou na página 102 ainda, tem muita coisa para acontecer, mas resolvi ler uma resenha para ver se valia mesmo a pena ler esse livro, e achei seu vídeo e assisti, adorando tudo q vc falava, mesmo com o fato de Clary e o Jace não me irritarem, pelo menos por enquanto, na verdade gosto do Jace e acho a Clary sem sal, mas vamos aguardar. Sua resenha é muito divertida e muito bem feita, parabéns!

    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Amanda!
      Eu adorei demais esse livro, e olha que todo mundo fala que esse é o mais fraco da série x)

      Excluir
  13. Cara você é muuuitoo booum ..
    altas risadas com sua Resenha kkkk... nn li o livro vim aki por curiosidade ... agora me deu uma vontade loouuka de le.. hsauhasuhas
    Vc tem futuro Allison .. Sucesso bjuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEIA! Vale a pena! iauhsuiahsui
      Muito obrigado! x))
      Bjos

      Excluir
  14. Adorei sua resenha! E se você gostou de Cidade dos Ossos, deveria ler o Anjo Mecânico. Quase todas as pessoas que já leram as duas séries concordam que As Peças Infernais é muuuuito melhor, e eu sou uma delas.
    Parabéns pelos vídeos, eles são divertidíssimos!
    Tudo de bom pra você (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler TID está definitivamente nos meus planos, sim! Só escuto coisas boas sobre a trilogia x)

      Excluir
  15. Realmente, tenho que concordar com seu vídeo que os personagens secundários conseguem ser muito melhores que os principais. Se você se sentia a última pessoa no mundo lendo este livro, imagina eu que só fui ter tempo depois que entrei de férias no fim de ano hihi. Minhas amigas sempre conversavam sobre o livro e como adoravam o Jace, o Alec e o Magnus e eu sempre acabava sem entender, foi então que tive curiosidade de ler o livro, mas desde maio/junho com ele para poder lê-lo apenas agora. Esperava me decepcionar, já fui ler com um pé atrás, mas realmente gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA fico feliz por não ser o único atrasado nessa festa xD

      Excluir
  16. Haha... Não esta tãoo atrasado! Comprei ele essa semana, a mais atrasada rs ... Mas espero realmente gostar da série, e comentar o mesmo que vocês!

    ResponderExcluir
  17. Muito legal a sua resenha.Ainda não li,mas tenho vontade.No meu blog tem resenha desse livro,mas foi o outro blogueiro que faz o blog junto comigo que leu.
    Thamires
    http://nerd2000.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Allison
    Eu me senti como se eu fosse a última pessoa a ler este livro.
    Mas depois de várias indicações sobre esse livro eu resolvi ler, antes de assistir ofilme.
    O que eu mais gostei nesse livro foi esse mundo sobrenatural que a Cassandra Clare criou.
    Eu gostei muito dos personagens Simon e
    os irmãos Lightwood, mas eu não gostei muito da Clary.
    Me disseram que existia um triângulo amoroso que na minha opinião não existe.
    Tem a Clary que não ve os sentimentos de Simon.
    E o Jace que ama a si mesmo.
    Eu gosto do Alec ele tem tudo haver com o Magnus.
    A Isabelle sem palavras, ela e o Simon eu torço para eles formarem um casal.
    E o Hodge ele é aquele protetor que ajuda todo mundo e tal.
    O final foi algo que me irritou, porque a Cassandra Clare criou o casal e depois chega e diz que eles são irmãos.
    Apesar da repulsa é uma parte até legal.
    A Cassandra Clare é Ahhhhhhh!!!
    Eu gostei muito do livro, é isso.
    Thau
    Ps: Eu gosto muito dos seus videos com a
    Fernanda será talvez... você pudesse fazer uma parceria especial com ela? Pense nessa ideia .

    Lys Bennington.

    ResponderExcluir