sexta-feira, 10 de maio de 2013

BOY MEETS BOY - David Levithan


Boy Meets Boy (Garoto Encontra Garoto, no Brasil) é o primeiro livro do autor David Levithan, publicado em 2003. David é também conhecido por fazer parceria com John Green no livro Will Grayson, Will Grayson e com Rachel Cohn em Nick e Norah, Uma Noite de Amor e Música

O livro traz a história de Paul, um garoto do primeiro ano do ensino médio, que é gay assumido desde o jardim de infância. Ele mora numa cidadezinha de Nova Jersey onde todos aceitam uns aos outros com todas as suas diferenças. Gays, lésbicas, travestis etc são tão normais quanto qualquer heterossexual.

Paul é um menino conhecido e querido por muitos. Tem vários amigos e dentre eles, Joni, uma menina que o conhece desde a primeira série, e agora enfrenta uma fase de liga-desliga o namoro com seu ex; e Tony, que mora não mesma cidade, mas numa próxima, e é também gay, filho de pais homofóbicos e extremamente religiosos, e sua vida não é nem de perto das mais legais.

Na noite em que Paul, Joni e Tony saem pra curtir o som de um outro amigo, Zeke, numa livraria é que tudo começa. 

"Eu sei que Joni nos trouxe aqui porque, às vezes, simplesmente
 temos que dançar como loucos na sessão de auto-ajuda da livraria mais próxima."

Título: Boy Meets Boy
Autor: David Levithan
Editora: Knopf Books for
Young Readers
Ano: 2005
Páginas: 185
Minha avaliação: ✩✩✩✩✩♥
Enquanto está dançando como um louco dentro da livraria, curtindo o som de Zeke, é que Paul conhece Noah, um garoto de olhos verdes, cabelo espetado, interessado em fotografia e pintura, recém-chegado na cidade e que, incrivelmente, já está matriculado na mesma escola que ele. Uma faísca entre os dois surge logo nesse primeiro encontro e aí que trama começa a se desenrolar. Ou enrolar.

Não há muito o que dizer sem entregar o enredo dessa narrativa maravilhosa de apenas 185 páginas. Sim, eu amei o livro. (Cadê a novidade?) Enfim. A primeira coisa que preciso dizer é que só resolvi ler este livro por que o autor fez parceria com John Green em Will Grayson, Will Grayson, um livro igualmente maravilhoso que possui um lugarzinho no meu coração.

Boy Meets Boy foi criada como um presente de Valentine's Day  (Dia dos Namorados) para os amigos do autor  que deixa isso bem claro nos agradecimentos/dedicatória do livro. Porém, nota-se que é uma narrativa bastante crítica à toda essa discriminação sexual que permanece até hoje em dia. É um livro super mente aberta. E além da diversidade sexual, trata da questão da identidade do ser humano e da necessidade e vantagens da honestidade no meio social, além é claro, do amor! 

Gostei muito, muito mesmo, por ser ao mesmo tempo tão simples e incrível e maravilhoso. É uma leitura leve e viciante e de arrancar altas risadas. Definitivamente entrou pra minha lista de favoritos da vida.

4 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha :) você deveria ver também no better world books, que é um sebo americano que entrega no brasil com frete gratis :)) comprei praticamente todos os livros de david por la, só não tem os mais novos. Também conheci David por wg wg, muito amor aquele livro <3
    ... se você se interessar... aqui está o meu blog http://tormentadelivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge! Obrigado por visitar!
      Visitarei seu blog e esse Better World Books :3
      Will Grayson é muito bom <3

      Abç. ;)

      Excluir
  2. Alisson queria dizer que gostei muito da resenha, embora tenha achado ela pequena (a gente sempre quer mais e mais quando algo realmente agrada!). O tema em questão me agrada muito e confesso estar em uma busca sem fim por livros com uma temática parecida, se tiver algum pra indicar me faria um imenso favor. Sei que estou fugindo da resenha nessa parte mas é necessário te parabenizar pelo blog, estou apaixonada por ele e pelas vídeo resenhas. Confesso que só vim parar aqui graças ao vídeo de A Seleção que você fez e que uma página do fandom postou, foi amor imediato (apesar de eu ser Team Aspen, ehehehe). Sério, parabéns pelo blog, você é ótimo e tenho certeza que o blog fará um sucesso enorme, já estou seguindo. :)

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eduarda, muitíssimo obrigado pelos elogios! É muito bom mesmo saber que o pessoal lê e assiste as resenhas e gosta! Sério. <3

    Sobre Boy Meets Boy: só não falei mais porque é um livro tão curtinho e simples que eu não queria acabar entregando demais da estória. Hahah. Os únicos que li com essa temática foi esse e 'Will Grayson, Will Grayson' ('Will & Will' no Brasil) que é uma parceria do David com o John Green. Mas, se não me engano, o David tem vários outros dentro dessa mesma temática. Só falta eu comprar :3

    Sobre A Seleção: Fui super honesto sobre o que achei do livro. Amei, claro. Gosto do Aspen, mas no final achei ele um pouco abusado etc... Mas enfim. kkk Muito obrigado mesmo pelos elogios! Já recebi uns comentários negativos sobre o video de A Seleção, mas isso não importa tendo vocês gostando.

    Já estou te seguindo também!!
    Bjs, All. <3

    ResponderExcluir