quarta-feira, 10 de abril de 2013

O TEOREMA KATHERINE - John Green

 
"Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudessem viver nos meus pensamentos, 
será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?"

Colin Singleton é um nerd. Um garoto prodígio nerd viciado em anagramas que aspira ser importante, conhecido como um gênio. Mas a história de Colin se resume em levar fora de todas as suas namoradas - que, por uma razão, se chamam Katherine.

Alguns dias depois do término do seu ensino médio, Colin é chutado pela décima nona vez pela sua décima nona Katherine. E agora ele passa por um momento de grande tristeza e depressão. Tudo o que ele quer é reconquistar Katherine - que aparentemente não sente nenhuma falta do garoto.

E então chega Hassan Harbish, o amigo de Colin árabe "um tanto gordo", que tem a ideia de levá-lo em uma viagem de carro sem destino qualquer para tentar tirar o garoto da depressão-pós-Katherine. E assim eles põem o pé na estrada no Rabecão de Satã.

Título: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas:302
Minha avaliação: ✩✩✩✩♥
Dirigindo por aí, Colin e Hassan vão parar em Gutshot, no Tennessee. É uma cidadezinha caipira onde eles visitam o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando - "o cadáver que deflagrou a Primeira Guerra Mundial". Lá eles conhecem Lindsey Lee Wells, a guia do tour até o túmulo do arquiduque. 

Durante esse pequeno tour, Colin tem seu momento Eureca!: criar uma fórmula matemática para prever o tempo de um relacionamento amoroso entre duas pessoas e quem terminará com quem. As chances de sucesso são muito grandes e agora Colin aproveitará sua estadia na cidadezinha esquecida pelo mundo e tentará realizar seus maiores sonhos: ser reconhecido como um gênio pela criação do Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines e ter a sua Katherine de volta.

Durante a narração conhecemos a história de todas as Katherine - o por quê dos pés na bunda - e bastante da personalidade desse garoto prodígio. O livro tem uma mistura perfeita de humor, matemática, um personagem perdedor adorável e notas de rodapé hilárias. É também do tipo de história que você tem momentos "Awwwn, que fofo!", e, assim como os outros livros do sr. Green, é de arrancar altas risadas. 

Achei Colin um personagem encantador ao extremo com toda essa queda por Katherines. E como todo bom livro, tem um final digno de surpreender o leitor e uma lição de moral para toda a vida: "não se pode impedir o futuro de acontecer". Resumindo: a-do-rei! E, ao Sr. John Green, tenho a dizer que continuo querendo ler até mesmo sua lista de compras de supermercado.

Curiosidades

¹ An Abundance Of Katherines foi publicado originalmente nos Estados Unidos em 2006 e só chegou no Brasil, pela Editora Intrínseca, em Março deste ano;

² John recebeu ajuda de seu melhor amigo, o matemático Daniel Biss, para a criação e funcionamento do Teorema de Colin e no final do livro tem um apêndice, escrito por Daniel, explicando toda a matemática.

³ Depois que John anunciou o título de seu quarto livro, The Fault In Our Stars, em 2011 sua editora, Dutton/Penguin, lançou uma promoção em que os nerdfighters teriam a chance de criar uma nova cara pra edição paperback de An Abundance Of Katherines. Por volta de junho de 2012, a editora anunciou Sarah Turbin, 17 anos, como a ganhadora do concurso. A capa brasileira foi inspirada na criação de Sarah.

10 comentários:

  1. Me certifiquei de que eu seria a primeira a comentar sobre essa belíssima postagem, e fico feliz em saber que sou a 1ª, haha. Então, como você disse em resumo a O Teorema Katherine, e eu repito e concordo, "a-do-rei!". Ri inúmeras vezes enquanto o lia, primeiro porque o livro é uma delícia e devorá-lo foi algo que provocou em mim um grande contentamento; segundo, porque eu estava me identificando um pouco além do esperado com essa história, e ri foi minha principal reação.
    Resumindo e concordando com você novamente, "a-do-rei!".

    Beijinhos,
    http://talvezinutilidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyzza, muito obrigado por comentar! Realmente, o livro é uma delícia! HaHAHaHahAha

      Bjs, All. ^^

      Excluir
  2. Um dos melhores licros que já li *-----*

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse livro! Um dos melhores livros que já li na vida!!
    Beijos
    http://thaismonte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É meio impossível não amar o John, né? Até agora só li A Culpa é das Estrelas, mas acompanha ele no tumblr, twitter e alguns vídeos quando consigo. Ele é incrível e os livros dele são leves e ao mesmo tempo complexos. Eles tem um humor e uma sabedoria que eu não encontro sempre. O Teorema de Katherine tá na minha lista, só to esperando aparecer uma promoção boa no submarino ou na saraiva *---*

    xoxo,
    Bianca.
    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O John é um gênio da escrita!! De todos os livros dele só ainda não li Paper Towns. Sempre vejo os videos dele, ele é muito divertido. HAHA
      O Teorema é muito fofinho, vale a pena ler. <3

      Excluir
  5. aah o teorema p mim eh o melhor livro do john ( dos q eu ja li dle foi ACEDE , cidade de papel e ganhei qm eh vc alasca- q vc poderia faz uma resenha ) embora nas partes de mat eu fiquei um pouco confusa o livro eh otimo ... Bem o q eu mais gosto no john eh a escrita dle ( obivio , ele faz o q ? desenha ?!) tipo td mundo acha q os romances do john sao cliches mas o q eu mais gosto eh q n sao , tipo cliche eh algo q se repete mas tipo nos livros dles os erros se repetem mas qnd os protagonistam vao resolver esse erro dah um revira volta q ngm espera e isso eh o melhor a forma q ele consegue dah um final p livro q ngm espera de um forma foda ! por isso q eu amo ele !
    bjus ;
    lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gosto mt do Teorema e fico surpreso quando tem gente que diz que leu e odiou!
      os livros dele são ótimos <3

      Excluir