domingo, 21 de abril de 2013

INSURGENTE (Divergente, #2) - Veronica Roth

ATENÇÃO: esta postagem contém spoilers de Divergente, o primeiro livro da trilogia de Veronica Roth. Para que sua experiência de leitura não seja comprometida por comentários importantes sobre o enredo anterior, não continue lendo aqui.
 

"Como um animal selvagem, a verdade é poderosa demais para ser mantida aprisionada."

Insurgente é daqueles livros que você começa e não solta mais. O segundo livro de Veronica Roth é a continuação da distopia Divergente que conta sobre as aventuras de Beatrice Prior na Chicago futurística.

Depois da imensa confusão causada pelo ataque à Abnegação, as facções desmoronaram e Tris, Quatro, Marcus, Peter e Caleb chegam até o complexo da Amizade em busca de refúgio. A Amizade oferece abrigo à todos os inocentes que o necessitam com a condição de que devem manter a paz entre os recém-chegados e os já instalados e ajudar nos trabalhos da facção. E então, com alguma dificuldade, os refugiados conseguem se manter a salvo; até que chegam os soldados da Audácia (os traidores; que ficaram do lado da Erudição) em busca de Tris e companhia.

Título: Insurgente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 511
Minha avaliação: ✩✩✩✩✩♥
A líder da Amizade, Johanna Reyes, esconde os rebeldes mas ainda assim concorda em deixar os soldados revistar o complexo para não levantar suspeitas. Mas o pequeno esforço não é o suficiente para mantê-los incógnitos e tudo desmorona; eles têm de fugir da Amizade para se salvar pois, a cada minuto que passa, suas vidas parecem ficar mais curtas.

Agora eles têm de formar alianças com quaisquer rebeldes possíveis, lutar para readquirir o controle de uma sociedade à beira da destruição e derrubar de vez a líder causadora de todo o pandemônio, Jeanine Matthews. 

O que achei de Insurgente 

Nesse livro, Veronica é muito mais profunda em relação aos personagens e suas facções. Somos apresentados de maneira bastante detalhista sobre o universo que, em Divergente, pareceu de certa forma, superficial. Os costumes e a personalidade das cinco facções é bem mais explorada, assim como a dos sem-facção.

A jornada de Tris envolve, além da sobrevivência, lidar com a culpa pela morte de Will, a duplicidade inesperada dos que antes pareciam aliados e todas as outras decisões que a dividem entre a lealdade à uma causa e seu amor por Quatro.

A narrativa é intensa e carregada de sérias consequências para cada ato, seja ele premeditado ou não. Na frente deste, o livro antecessor parece mais uma grande brincadeira de pular de um trem em movimento. Insurgente é recheado de surpresas em cada página. O passado de personagens é revelado e é tudo tão chocante que várias vezes tive que fazer uma longa pausa pra assimilar o que havia acabado de ler.

Eu amei o livro (sério, Allison? Não me diga.) e confesso que até lagrimei no final. Me senti enganadíssimo. Foi tudo muito louco. Super recomendo a quem já leu Divergente e ainda não teve coragem de pegar essa continuação. Insurgente traz uma explicação para tudo! Tudo mesmo. A Veronica conseguiu me deixar besta e um tanto frustrado.

11 comentários:

  1. Ainda não li Insurgente por falta de tempo/dinheiro kkk'
    Mas eu gostei muito de Divergente, e pelas inúmeras resenhas que ando lendo já sei que vou gostar kkk'
    parabéns pelo blog

    http://leitoresdonorte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não gostar de Insurgente! iashiauhsiuashiua
      Obrigado! ^^

      Excluir
  2. Nossa me ajuda a digerir aquele final...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, só não vou comentar aqui porque tem pessoas que não leram ainda

      Excluir
    2. Exato. Contenha-se pra não estragar a surpresa. iushaidhsaiduaiudh :B

      Excluir
  3. ss , insurgente eh pfto em tds os momentos , mas assim sabe so acho q vc deveria gravar video em forma de resenha p divergente/ insurgente e o q vc espera de alliegent
    #teammaxon ( nd a ver mas se meri ficar cm aspen eu me mato )

    ResponderExcluir
  4. corrigindo : se meri NÃO ficar cm aspen eu me mato

    ResponderExcluir
  5. Allison vc fez video de resenha dessa trilogia????

    ResponderExcluir
  6. Já li Divergente e Insurgente e AMEI! E comprei há pouco tempo atrás Convergente, mas ainda n li (escola me matando hahah). Amando a trilogia mtooo pftoo
    Bjs

    ResponderExcluir