sexta-feira, 8 de março de 2013

O GRANDE GATSBY - F. Scott Fitzgerald


"Reservar um julgamento é uma atitude que dá margem ao surgimento de esperanças infinitas"

A história de Fitzgerald se passa em Long Island, Nova Yorque, nos anos 20 após a Primeira Guerra Mundial. É a era do Jazz. Nick Carraway, o narrador, decide começar um novo período em sua vida pós-guerra, trabalhando como corretor de ações, e se muda para West Egg um dos lados do Estreito de Long Island. Lá ele aluga uma propriedade modesta e barata.

Situada ao lado da recém adquirida casa de Nick, está a mansão de um milionário que dá grandes festas frequentadas por famosos do cinema, da política, dos esportes, das artes etc - o high society de NY.

O dono da mansão é Jay Gatsby, um cara que ninguém conhece de verdade - apesar de muitos frequentarem suas festas - e sobre quem é especulada a origem de sua fortuna. Nick é convidado a uma das festas de Gatsby e a partir deste ponto ele se insere imediatamente no glamouroso mundo do magnata.

Título: O Grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2011
Páginas: 204
Minha avaliação: ✩✩✩✩
Enquanto isso, Nick tem um breve romance com Jordan Baker, uma famosa jogadora de golfe – amiga de Daisy Buchanan, prima de Nick - que será quem arranjará um encontro de grande importância entre o narrador e o milionário.

Daisy Buchanan, esposa de Tom Buchanan, amigo de faculdade de seu primo, mora em East Egg, o outro lado do Estreito de Long Island. Daisy, quando jovem, sempre fora uma moça rica, popular e atraente aos homens, mas agora é apenas uma mulher rica e um tanto infeliz no casamento; com Tom Buchanan, teve uma filha.

Porém, Tom não é de longe o parceiro conjugal mais fiel. Ele tem uma amante, a qual Daisy desconhece porém suspeita. A mulher é Myrtle Wilson: casada com George Wilson, um sujeito trabalhador e proprietário de uma oficina de automóveis. É amigo de Tom. Ora, veja bem, amigos traindo amigos e esposas traindo maridos. 

No meio de tantos segredos e traições, Jay se torna amigo de Nick, a quem, de modo apreensivo, começa a compartilhar um pouco de seu passado. 

E então, a verdade sobre Gatsby é revelada. Anteriormente quando era conhecido por James Gatz, um sujeito pobre mas de ótima aparência, sempre procurou alcançar seu sonho americano. Até que com a ajuda de um conhecido, se tornou o Grande Gatsby que é até então. Mas dinheiro não é tudo, e Daisy é a peça que falta para o seu tão esperado felizes para sempre. Ela é o motivo de Gatsby dar tantas festas; na esperança de que ocasionalmente ela apareça. Gatsby e Daisy tiveram uma história juntos, no passado, e agora ele voltou para reconquistá-la. E Nick será a ponte para o reencontro dos amantes do passado. 

A narrativa é intensa e do tipo que se você não acompanhar os fatos com bastante atenção, acaba se perdendo no caminho. Sinceramente, adorei o livro. Possui os dois elementos que fazem qualquer leitor se apaixonar: romance quase impossível e tragédia. Num primeiro momento, por ser tão fechado, achamos Gatsby esquisito o suficiente pra desconfiar que suas intenções para com todos não são as melhores. Mas quando conhecemos o passado dele, há uma reviravolta no sentimento por esse personagem. 

É também um livro muito crítico ao comportamento humano, à sociedade preconceituosa, à hipocrisia e ao materialismo - por exemplo no caso dos affairs públicos, atividades do crime organizado e o orgulho pelos bens materiais. 

The Great Gastby foi publicado originalmente nos Estados Unidos em Abril de 1925. É o terceiro romance e a obra-prima de Francis Scott Key Fitzgerald (F. Scott Fitzgerald), nascido em 1896 e falecido em 1940. O Grande Gatsby atualmente é considerado um grande clássico da literatura Norte Americana. 

Adaptações

A obra de Fitzgerald teve diversas adaptações para o cinema; entre elas, a de distribuição da Paramount Pictures, dirigida por Jack Clayton e estrelada por Robert Redford e Mia Farrow, em 1974.

Atualmente, um remake dirigido por Baz Luhrmann (diretor de Romeu e Julieta, 1996; e Moulin Rouge, 2001) está previsto para estrear nas telonas em 10 de Maio de 2013 nos Estados Unidos. Enquanto no Brasil, a estreia está prevista para o dia 7 Junho de 2013. A nova adaptação, distribuída pela Warner Bros. Pictures, será estrelada por Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan e Tobey McGuire, nos papéis de Gatsby, Daisy e Nick Carraway, respectivamente.

Foto: Divulgação/ Warner Bros. Pictures, 2012.

2 comentários:

  1. Oi. Te indiquei um meme lá no meu blog.
    Olha lá!
    http://carinhodaspalavras.com.br/?p=645
    Beijinhos

    ResponderExcluir