quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL - Stephen Chbosky

 
Em As Vantagens de Ser Invisível conhecemos um pouco da vida de Charlie - um garoto de 15 anos estranho e solitário. A narração é através de cartas que o menino envia a um "amigo" - que desconhecemos - contando os acontecimentos do seu dia-a-dia.

Charlie é um bom filho, nunca opina e está sempre à margem de todos, observando, buscando compreender atitudes e guardando segredos.

Por ter sofrido grandes traumas como a perda de sua querida tia Helen e de seu amigo Michael, o menino se torna um adolescente bastante incomum e difícil de fazer amigos.

Até que ele conhece Patrick e Sam.

Patrick e Sam são meios-irmãos e logo criam laços de amizade com Charlie, sempre rindo do seu jeito estranho de ser. Enquanto com Patrick ele aprende a socializar e "ser legal", por Sam ele se vê apaixonado, já que ela é uma garota única e encantadora. Além dos meios-irmãos, Charlie também faz amizade com seu novo professor de história, Bill, que é quem dá ao menino vários livros que seguem com ele durante a narrativa.

Título: As Vantagens de Ser
Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Ano: 2012
Páginas: 224
Minha avaliação: ✩✩✩
A narrativa, que se passa nos anos 90, é bem divertida em certos pontos. Charlie, que é bastante inexperiente, diante de situações constrangedoras conseguiu me arrancar algumas risadas. 

De modo geral, o livro é praticamente uma terapia particular de Charlie, pois nele é retratada a superação de suas perdas, de conflitos pessoais e familiares, além da própria inserção no mundo jovem do Ensino Médio, sexo, drogas, bebidas e rock 'n roll.  Tem um desfecho legal  onde percebemos que a evolução de Charlie o tornou menos "invisível".

Achei o livro bom. Porém, superestimado. Numa escala de 1 a 5, dou 3 estrelas por não ter me deixado emocionado ou feito surtar/chorar etc. Admito que, primeiramente, me interessei em ler por ter escutado mil maravilhas sobre ambos livro e filme. Mas ao terminar a leitura, percebi que não passa de apenas um bom livro pra ler nas horas vagas. E sim, pretendo reler e quem sabe na próxima eu aprecie mais.

The Perks of being a Wallflower (título original) é o primeiro romance de Stephen Chbosky e foi originalmente publicado nos Estados Unidos em 1999 pela MTV Books, e em 2007, no Brasil, pela Editora Rocco. Em 2012, acompanhando o embalo do lançamento da adaptação cinematográfica de mesmo nome estrelado por Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller, a editora lançou uma nova edição do livro com a capa inspirada no filme. O livro, de preço bastante acessível, está à venda nas melhores livrarias do país.

2 comentários:

  1. Oi tô curiosa com esse livro, curti a resenha e o blog com o lay de A culpa é das estrelas. Ok? rs

    Se quiser segue meu blog, te sigo de volta

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Que bom que gostou do blog. Muito obrigado! ^^
      Estou seguindo seu blog,

      Bjs! :*

      Excluir